Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 12 de abril de 2019

Durante a semana, sindicato mobilizou professores, alunos e técnicos administrativos em unidades da base

A luta contra a proposta de reforma da previdência do governo está mobilizando a comunidade acadêmica. Nesta quinta, dia 11, uma ação promovida pela ADUFRGS-Sindical coletou mais de 200  assinaturas na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a UFCSPA. A atividade faz parte de uma estratégia do sindicato, em parceira com as centrais sindicais, de encaminhar ao Congresso Nacional um abaixo-assinado contra a aprovação da reforma.

A PEC 06/2019 está sendo discutida na comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A expectativa do governo é acelerar a tramitação da proposta, que chegou ao Congresso no dia 20 de fevereiro.

Durante o dia, docentes, alunos e servidores da UFCSPA assinaram o documento em que manifestam a sua contrariedade com a reforma. O Diretor de assuntos jurídicos e segundo tesoureiro da ADUFRGS, Pedro d’Azevedo, que é professor da UFCSPA, destaca que a proposta do governo pode prejudicar não só os docentes, mas os idosos e as mulheres. Ele enfatiza a importância da mobilização nesse momento. “Todos devem participar, assinando o documento como forma de registrar a sua indignação”.

Fernando Bachega, docente da instituição, destacou que a iniciativa da ADUFRGS vem num momento muito importante. “É complicado lutar por algo que já é nosso e estão querendo mexer, para tirar o nosso direito a uma aposentadoria justa”, disse.

 A coleta continua nesta sexta-feira, 12 na UFRGS Campus do Vale, no horário das 11 às 14h. Na próxima semana, o sindicato deve continuar a atividade em outras cidades da base.  Professores aposentados podem participar do abaixo assinado indo até a sede da ADUFRGS, na rua Barão do Amazonas, 1581, bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre.

Conape 2018

A Emenda à Constituição 95 (EC 95), que congela gastos sociais pelos próximos vinte anos, vai inviabilizar a Educação brasileira em todos os seus níveis, da educação básica à pós-gradução, com impactos já em 2018, afirmaram os representantes do PROIFES-Federação na mesa redonda Análise do Plano Nacional de Educação (PNE) à luz da EC 95, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, segundo dia da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE), que acontece em Belo Horizonte, capital mineira, até este sábado.

Matérias relacionadas sobre: Previdência